A recuperação econômica do estado envolve assegurar empregos e renda para seus habitantes, com os pequenos negócios sendo os principais responsáveis pela criação de vagas no Rio Grande do Sul. Frente à instabilidade enfrentada pelas empresas gaúchas, o Sebrae RS está incentivando a população a comprar dos pequenos negócios. A campanha, marcada pela hashtag #compradogaucho, já está ganhando força nas redes sociais.
A proposta é conscientizar os consumidores sobre a importância de manter a economia ativa, apoiando os micro e pequenos negócios da sua região. Esse apoio é vital para preservar empregos e estimular a economia local. As micro e pequenas empresas (MPEs) são grandes geradoras de empregos e necessitam de suporte para se reerguerem neste momento de dificuldade.
“Manter o funcionamento desses negócios agora significa a continuidade das atividades de milhares de empresários e suas famílias. Gerar renda também é uma questão de dignidade. Embora os governos tenham sua responsabilidade, as organizações, instituições e a sociedade também têm seu papel a desempenhar. Se os pequenos empreendedores conseguirem manter suas operações, poderão ajudar outros ao seu redor”, afirma Luiz Carlos Bohn, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS.
Bohn enfatiza a importância das pessoas comprarem e movimentarem a economia local, começando pelas compras dentro do próprio bairro ou região. Recentes alagamentos afetaram cerca de 46 mil empresas de todos os portes apenas na capital gaúcha. Um levantamento do Sebrae RS indicou que aproximadamente 600 mil micro e pequenas empresas no estado foram impactadas diretamente ou indiretamente. A magnitude da catástrofe comprometeu significativamente a circulação de pessoas e mercadorias, afetando negócios como bares, restaurantes, casas noturnas, eventos, feiras, mercearias e o comércio em geral.
Juntos pelo RS
Empresários prejudicados pelas chuvas no Rio Grande do Sul têm à disposição um repositório com informações úteis para a reestruturação dos negócios. O Sebrae RS consolidou num único local as medidas e programas anunciados pelo governo em todas as esferas, além de fornecer orientações sobre como acessar recursos privados, suspender pagamentos de financiamentos e renegociar dívidas.
13 Notícias a cada 13 Minutos!