A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, voltou a enfrentar chuvas intensas nesta quinta-feira 23. Vários bairros da cidade registram, no momento, acúmulo de águas na rua.
Os bairros mais afetados, por ora, são:
Centro;
Cidade Baixa;
Cavalhada;
Jardim Itu;
Ipanema,
Praia de Belas;
e Meninos Deus.
De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), uma das estações de bombeamento do bairro Menino Deus está operando com capacidade reduzida. Como consequência, o lixo se acumula sobre a água em alguns pontos da cidade.
Nas últimas seis horas, já choveu 34,8mm em Porto Alegre, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto emitiu, também, novos alertas de perigo para a região.
Estão previstas chuvas entre 30 milímetros por hora (mm/h) e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100 mm/dia; ventos intensos (60 a 100 km/h); e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
No Cais Mauá, o nível do lago Guaíba está em 3,87m, segundo a última medição feita no final da manhã.
O DMAE também tratou do tema, dizendo que o volume de chuvas nesta quinta está “além do que os modelos previam”. A declaração é do diretor-geral do órgão, Maurício Loss.
Em postagem na rede X, ele afirmou que as equipes estão trabalhando para ampliar o trabalho das casas de bomba, especialmente as que atendem aos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
💦 As equipes estão trabalhando com hidrojateamento nas redes pluviais e também para voltar a operar a pleno às EBAPS 12, 13 e 16, que drenam a água da região dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.
— Dmae POA (@dmaepoa) May 23, 2024
13 Notícias a cada 13 Minutos!