Investimentos na indústria brasileira, mais empregos e nova Serra das Araras são destaque do Semana Gov — Agência Gov

A Nova Indústria Brasil terá 140 bilhões de reais até o final deste ano. Mercado de trabalho expande, com destaque para jovens e mulheres. Novo trecho da rodovia Presidente Dutra na Serra das Araras é entregue, após décadas de espera

Na segunda-feira (22/6) o presidente Lula anunciou reforço de R$ 140 bilhões para a Nova Indústria Brasil. Com o novo aporte, política industrial ultrapassa marca de R$ 750 bilhões em investimentos até 2026. Serão R$ 102,5 bilhões disponibilizados pelo BNDES e R$ 37,5 bilhões pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Entre os segmentos estratégicos contemplados pela política estão fertilizantes, máquinas agrícolas, insumos farmacêuticos ativos, mobilidade sustentável, inteligência artificial e minerais críticos. Em seu discurso, o presidente Lula parabenizou o BNDES pelos 74 anos, mencionando os resultados alcançados pela instituição.

O que estamos assistindo hoje é apenas uma demonstração de que o Brasil não pode comportar mais aquele discurso atrasado entre a competência privada e pública. O que é público e que funciona tem que continuar público e funcionando, o que é privado e funciona, tem que continuar sendo privado e funcionando. O que importa é que os dois produzam.

▶️ Clique na imagem e confira o programa Semana Gov:

Em fevereiro de 2026, a Relação Anual de Informações Sociais Mensal, RAIS, registrou 62,2 milhões de vínculos formais ativos. Foram registrados 47,97 milhões de vínculos celetistas e 13,82 milhões de vínculos de agentes públicos, estatutários e pessoas contratadas com contrato por tempo determinado ou em cargo exclusivo em comissão. Em relação a fevereiro de 2025, houve aumento de 2,17 milhões de vínculos, crescimento de 3,6%, sendo 1,041 milhão de novos vínculos celetistas (2,22%) e 1,091 milhão de vínculos públicos (8,58%). No acumulado dos meses de janeiro e fevereiro, o acréscimo foi de 1,4 milhão de vínculos, aumento de 2,3% em relação a dezembro de 2025.

Leia mais:
Lula anuncia R$ 702,9 milhões em obras para periferias, favelas e comunidades do RJ

O Governo do Brasil anunciou a retomada das obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. Serão investidos cerca de 5 bilhões de reais no empreendimento, que vai gerar novos empregos e fortalecer a segurança alimentar. Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que a produção nacional de fertilizantes é estratégica para fortalecer a soberania do país. “Estou orgulhoso porque ainda sonho que a gente vai ter acima de 70% de todo o fertilizante que nós precisamos nesse país. Porque um país jamais será soberano se ele não for dono das coisas principais que ele produz”, ressaltou.

Leia mais:
Ao batizar fragata feita no Brasil, Lula sinaliza investimentos permanentes no setor de defesa

A Rodovia Presidente Dutra, que liga Rio de Janeiro e São Paulo e é considerada um dos principais corredores logísticos do país, ganha um novo capítulo. O presidente Lula entregou mais uma etapa das obras na Serra das Araras, uma estrutura aguardada há décadas por motoristas e transportadores.

Com investimento de R$ 1,5 bilhão no âmbito do Novo PAC, por meio de concessão, a modernização da Serra das Araras já ultrapassa 70% de execução. Nesta primeira etapa, foram entregues quatro quilômetros da nova pista de subida da serra, já iluminados, com oito novos viadutos, quatro faixas de rolamento e acostamento. A ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, reforçou que o Novo PAC é um programa criado para ampliar os investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Com ele, estamos investindo em infraestrutura econômica, que inclui rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, mas também em infraestrutura social, com escolas, hospitais, policlínicas, moradias do Minha Casa, Minha Vida, além de obras de drenagem e urbanização de favelas. São investimentos que fortalecem a economia brasileira e, ao mesmo tempo, melhoram a qualidade de vida da população.

Todos os estados contam agora com centros de radioterapia para oferecer tratamentos contra diferentes tipos de câncer pelo SUS. O Governo do Brasil entregou novos equipamentos de alta tecnologia para hospitais de São Paulo, Mato Grosso e Ceará, ampliando o acesso aos serviços oncológicos pela rede pública de saúde.

Leia mais:
Lula anuncia nova fase do Celular Seguro com combate à receptação de aparelhos roubados 

 

 

 

Fonte: Clique aqui