O deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) acionou a Justiça paulista contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) devido a uma montagem publicada nas redes sociais.
A imagem buscava relacionar Boulos a uma decisão do governo federal sobre sigilo nos números de fugas em presídios. Boulos, no entanto, não teve qualquer participação na medida.
Em seu perfil no X (ex-Twitter), Bolsonaro publicou a reprodução de uma reportagem do site Metrópoles, mas trocou a imagem de capa da notícia por outra em que aparecem Boulos e Lula.
“Claro que esse sigilo é apenas mais uma cabulosa coincidência”, escreveu o ex-capitão.
Boulos afirma que Bolsonaro distorceu a notícia “de forma maliciosa” para “atrelá-lo a fatos totalmente alheios à sua pessoa ou mesmo à sua atividade no cargo de deputado federal”.
Na corrida eleitoral da capital paulista, o principal adversário do deputado do PSOL é o prefeito Ricardo Nunes (MDB), aliado de Bolsonaro.
A ação pede a exclusão imediata da postagem e uma indenização por danos morais no valor de 1 real por exibição e de 2 reais por compartilhamento da postagem. Até a peça ser protocolada na Justiça, a postagem já havia passado de 1,2 milhão de visualizações e 10,6 mil compartilhamentos.
Boulos solicita ainda que 95% do valor da indenização seja repassado ao Projeto Comprova, uma iniciativa jornalística de combate a fake news mantido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
13 Notícias a cada 13 Minutos!