BNDES libera R$ 848 milhões para ampliar Porto de Salvador

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador S.A., subsidiária da Wilson Sons, com o objetivo de expandir e modernizar o terminal de contêineres do Porto de Salvador. O investimento inclui a ampliação do pátio de armazenagem, a compra de equipamentos de última geração e obras de infraestrutura tecnológica.

De acordo com o BNDES, a iniciativa deverá gerar cerca de 1.400 empregos diretos e indiretos durante a fase de implantação e elevar a eficiência do porto baiano, considerado um dos mais estratégicos do país. O projeto é financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante e busca responder à crescente demanda por movimentação de cargas na região Nordeste.

Com a conclusão da obra, o Tecon Salvador deve mais que dobrar sua capacidade operacional, passando de 553 mil TEUs (contêineres de 20 pés) para mais de 1 milhão de TEUs por ano. A movimentação média de cargas também deve crescer significativamente — de 70 para mais de 100 contêineres por hora —, garantindo maior produtividade e segurança nas operações portuárias.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a ampliação do terminal “reduzirá gargalos logísticos e fortalecerá a integração comercial entre os estados do Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e Norte, especialmente Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins”. Segundo ele, o projeto também amplia a competitividade das exportações brasileiras, aproveitando a posição estratégica do Porto de Salvador, com conexões rápidas para a Europa, África, Ásia e América do Norte.

Já o diretor financeiro da Wilson Sons, Michael Connell, ressaltou que o contrato com o BNDES “reforça o compromisso de longo prazo com o desenvolvimento da infraestrutura portuária brasileira”. Para ele, os investimentos não apenas fortalecem a economia da Bahia, mas também geram emprego e renda, impulsionando o crescimento regional.

A modernização do Porto de Salvador, além de representar um avanço logístico para o Nordeste, reforça a política do governo federal de incentivar as exportações de produtos com maior valor agregado, um dos pilares da atual estratégia econômica nacional.

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